terça-feira, 30 de agosto de 2011

Relato

Educação a Distância

Sabemos que o ser humano só é livre quando ele conquista a sua autonomia, mas essa conquista é uma construção árdua que envolve fatores históricos e sociais.
A cidadania só é edificada pela educação e em sua prática cotidiana, pois hoje já se tem a ideia do cidadão, o que no passado era um mero indivíduo subordinado às classes dominantes. E o que se vê atualmente é a construção de uma sociedade mais forte e mais crítica e, portanto autônoma quando educada, conhecedora e respeitadora quanto aos seus direitos e deveres.
É inquestionável que a educação a distância (embora mais recente) foi um grande passo para a democratização do conhecimento intelectual, oportunizando o acesso ao ensino de forma mais fácil. Pode-se dizer que a EaD (nos diversos níveis de ensino) vem oportunizar o acesso a educação para as pessoas que dela necessitam, sendo um instrumento facilitador da oportunidade de freqüentar cursos técnicos ou faculdade. E o Estado a percebe como forma de expandir suas políticas de inclusão social, fazendo com que a educação seja oportunizada a todos, diminuindo assim as desigualdades sociais e conseqüentemente dando oportunidade de acesso ao conhecimento.
Estou muito satisfeita com a realização deste trabalho, pois a experiência de criar um blog foi muito interessante e gratificante, pois tive a oportunidade de ampliar os meus conhecimentos sobre EaD. Visitar blogs é ainda melhor, pois permite a interação com as pessoas.
Espero que através do meu Blog todos reflitam a respeito da utilização da informática como recurso pedagógico e que os mesmos tenham a disposição para aventurar-se em “mudanças construtivas”, visando a uma transformação, pois, como diz Paulo Freire, "somos seres inacabados", portanto em busca constante de aperfeiçoamento.
Um grande abraço,
Profª. Nilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário