A participação do professor é fundamental para completar o processo de desenvolvimento da informática na aprendizagem, sua capacitação é prioritária para determinar e especificar as aplicações da informática. E, os profissionais ligados às áreas de educação e tecnologia devem estar preparados para unir informática e educação com uma visão pedagógica e tecnológica refinada. Enquanto o apoio do professor é imprescindível para a garantia de um ensino de qualidade, pois o computador sozinho não desenvolve nenhuma atividade e nem proporciona melhora alguma na aprendizagem do aluno, a função do computador é ajudar o professor em seu trabalho e na obtenção de bons resultados.
O professor deve motivar, avaliar e principalmente apoiar o aluno. Sua missão é acompanhar a evolução pedagógica do aluno, sendo capaz de delinear quais serão os objetivos esperados na realização do curso. Assim, os professores devem assumir novas habilidades para assumir o papel de educadores à distância:
• Entender a natureza e filosofia da educação à distância;
• Identificar e desenvolver cursos interativos para satisfazer cada nova tecnologia;
• Adaptar as estratégias de ensino para transmitir instruções à distância;
• Organizar recursos instrucionais de forma satisfatória para o Ensino a Distância;
• Treinar e praticar o uso de sistemas de telecomunicações;
• Envolver-se na organização, planejamento colaborativo e decisões;
• Avaliar realizações, atitudes e percepções dos alunos à distância;
• Trabalhar com questões de direitos autorais.
Existem diferentes comportamentos entre os professores, há os que se sentem pressionados e estabelecem resistência às mudanças, outros não se interessam pela novidade e nem se esforçam em conhecer seu conteúdo, e ainda outros que acreditam e conseguem criar ambientes tecnológicos trazendo bons resultados educacionais.
À primeira vista, o computador pode ser encarado como um rival para o professor, mas ao motivar-se e envolver-se, o educador descobrirá no computador um aliado, que poderá lhe auxiliar a conduzir e reforçar o aprendizado em classe. A tecnologia aumenta a capacidade do professor em prender a atenção do aluno e melhorar seu desempenho.
Um dos fatores primordiais para solidificar a informática na educação é a preparação dos professores e este desafio envolve mudanças de atitudes, idéias, valores e concepções num processo de transformações, de reconstrução. Com professores qualificados e preparados à utilização dos recursos da informática será muito mais eficiente. Trabalhando juntos, o computador assume o papel de levar o conhecimento e o professor facilita então o processo de desenvolvimento intelectual do aluno, criando ambientes propícios à aprendizagem.
Na mudança do paradigma educacional, o componente fundamental para a interação aluno-computador é a formação de novos profissionais. O professor deve ser capaz de interagir o computador com os conteúdos e atividades de cada disciplina, dominando o computador como ferramenta para utilização dos diferentes softwares educacionais. Para que a proposta pedagógica seja alcançada, utilizando o processo de informática educativa, são necessários professores habilitados, comprometidos com tarefas pedagógicas fundadas na realidade concreta da escola, juntamente com profissionais da informática para que haja uma troca de informações trazendo assim novas possibilidades de um trabalho educativo inovado.
A aplicação dos computadores e de novas tecnologias aumenta as expectativas de melhoras no ensino tradicional, são várias as possibilidades de uso na educação como apoio pedagógico, e de grande ajuda na estruturação da aprendizagem. Certamente para alcançar os resultados esperados, serão necessários muito trabalho e bastante disciplina. Aos educadores fica a responsabilidade de decidir qual estratégia adotar, como conciliar as capacidades da tecnologia ao desenvolvimento de um programa de estudos voltados para as necessidades do ensino. Com a combinação dos meios, será possível alcançar os objetivos desejados.
São constantes as inovações no mundo, por isso é necessário saber aprender e este é o papel do professor: aprender a ensinar!
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